quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Megaupload desativado depois de operação do FBI
E por causa dessa atitude do governo o Anonymous acaba de derrubar: http://universalmusic.com & justice.gov & RIAA.ORG !!!
O Megaupload.com, um dos dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do mundo, saiu do ar hoje depois que o FBI indiciou seus funcionários por pirataria. As informações são da agência de notícias Associated Press, que diz que a agência de investigação americana prendeu o fundador e vários funcionários do site nessa quinta-feira no estado de Virgínia, nos EUA.
A agência ainda diz que o indiciamento dos funcionários aconteceu depois que detentores de direitos autorais acusaram a empresa de mais de 500 milhões de dólares em danos devido a piraria de filmes. Os detentores dos direitos autorais não foram especificados, mas por citarem filmes, já pode-se ter uma ideia de quem se trata.
Essa não é a primeira vez que o Megaupload tem problemas com os detentores de direitos autorais. No mês passado o site chegou a ameaçar o estúdio Universal Music Group com um processo depois que uma propaganda do site foi tirada do ar.
O WallStreetJournal afirma que nos EUA sete funcionários foram presos e ainda afirma que outros quatro também acabaram atrás das grades na Nova Zelândia.
Contra-ataque hacker
Entretanto, o caso Megaupload motivou aquele que será já o maior ataque de sempre protagonizado pela rede hacker Anonymous. Às 23h de quinta-feira (hora de Lisboa), 5,635 indivíduos participavam numa acção que tinha tornado indisponíveis os sites de várias organizações governamentais e empresas audiovisuais. FBI, Departamento de Justiça, Universal, MPAA e RIAA estavam offline.
Às 23h55, a CNN citava uma fonte do colectivo hacker para indicar que pelo menos 27.000 computadores estariam a ser utilizados no ataque.
Às primeiras horas de sexta-feira, o Megaupload voltava a estar disponível de forma clandestina através do endereço megaupload.bz
Update 1: No início da noite, hackers do grupo Anonymous anunciaram, por meio do Twitter, uma retaliação aos responsáveis pela queda. Eles atacaram e derrubaram os sites da Universal Music (que acusa o Megaupload de pirataria) e do Departamento de Justiça dos Estados Unidos
Update 2: Sites da RIAA (Record Industry Association of America) e a MPAA (Motion Picture Association of America) também se foram.
Update 3: Agora é o US Copyright Office, que caiu.
Os Anonymous afirmam, via Twitter, que este já é o maior ataque deles, e parecem empolgados com a continuidade da ação. Já avisaram para o público pegar um pacote de pipoca e "varar" a noite com eles. Aguardemos.
Update 4 (22h00): "The Internet Strikes Back" é Trending Topic mundial. "Megaupload" também, com 1800 tweets por segundo (de acordo com o grupo).
Update 5 (22h22): Os Anonymous afirmam ter trazido o Megaupload de volta no ar, no endereço www.megavideo.bz. Parece que o site está sofrendo com excesso de conexões...
Update 6 (22h26): Warner Music Group down.
Update 7 (22h36): Release divulgado pelo FBI sobre o fechamento do Megaupload >> aqui
Update 8 (22h43): FBI DOWN!
Update 9 (23h32): SOPA/PIPA: os protestos funcionaram?
Update 10 (23h41): Entenda como funciona o sistema para derrubar os grandes sites
Update 11 (23h44): Até ontem, o SOPA tinha 31 oponentes no Congresso americano; agora já são 122 declarados. (vejam a proporção aqui)
Update 12 (00h13): Statement dos Anonymous http://migre.me/7BbCe
Update 13 (00h48): Para se ter uma ideia do tamanho desse ataque: nas últimas horas, o tráfego na internet chegou a ficar 24% maior que o normal para o horário (dados do Akamai, um monitor de tráfego na web)
Update 14 (01h10): E assim termina o dia. Como escreveu o @youranonnews, "ontem foi o dia do blackout voluntário dos oponentes do SOPA; e hoje foi o dia do blackout involuntário dos apoiadores do SOPA".
*Notícia em constante atualização. (apertem F5 para atualizar)
0 Comentários
Assinar:
Postar comentários (Atom)